A Micropigmentação de Cicatriz, também conhecida como Micropigmentação Paramédica, consistem em camuflar cicatrizes que foram geralmente causadas por um procedimento cirúrgico ou acidental.

O tipo de cicatriz que pode ser camuflada neste procedimento é a Cicatriz Hipopigmentada, em que a pele da cicatriz tem uma tonalidade mais clara do que a encontrada em torno dela, ou seja uma cicatriz “esbranquiçada”.

Normalmente este tipo de cicatriz é resultado de uma ferida mais profunda em áreas da pele onde não se produz muita melanina.

Neste tipo de Micropigmentação, à exemplo do que ocorre na Micropigmentação de Estrias, o pigmento utilizado é semelhante ao da Tatuagem, produzindo resultado mais duradouro (cerca de 3 anos) do que a Micropigmentação tradicional.

O procedimento é feito com indutor elétrico (dermógrafo) e procura-se reproduzir o exato tom da pele sobre os tons esbranquiçados, neutralizando o contraste, para camuflar a cicatriz.

A aplicação é feita em duas etapas: primeiro procedimento e retoque num prazo de 30 a 90 dias após o primeiro procedimento (irá depender da capacidade de cicatrização da pele).

Os cuidados no Pós procedimento são os mesmos da Micropigmentação tradicional. Veja em Micropigmentação de Sobrancelhas.

Após a cicatrização da pele, é vida normal, sem restrições, inclusive ao banho de sol, já que a tinta utilizada no procedimento não sofre alteração por exposição solar